domingo, 2 de outubro de 2011

Nossa heroína

 
A camada de ozônio nos protege contra raios solares. Mas o gás CFC prejudica esse poder 
Débora Zanelato  Recreio- 01/09/2011

A gente não se dá conta, mas só estamos vivos porque a Terra é contornada pela camada de ozônio, que nos protege contra os raios ultravioleta do Sol. Ela é composta por um gás com três átomos de oxigênio, chamado ozônio (O3). Só que o homem prejudicou essa proteção quando usou na indústria o CFC (Clorofluorcarboneto), vilão capaz de criar um buraco na camada.

Hoje, a emissão do gás malvado está controlada – e a camada pode voltar ao normal. E, para não nos esquecermos de cuidar dela, foi criado o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio, comemorado em 16 de setembro.

50 ANOS
É o tempo estimado para que a camada de ozônio possa se recuperar dos danos do CFC e voltar ao normal

COMO O BURACO SE FORMA
O CFC sobe à estratosfera (a cerca de 10 quilômetros) e atinge a camada de ozônio. Quando está lá em cima, o cloro contido nesse gás interage com o O3, quebra suas moléculas e diminui sua quantidade. Conforme o ozônio é destruído, a camada protetora fica mais fina e pode surgir um buraco. Com isso,
mais raios ultravioleta invadem a Terra e ficamos suscetíveis a doenças de pele, como alguns tipos de câncer.

VOCÊ SABIA QUE...
O primeiro buraco foi detectado em 1977?

Cientistas britânicos descobriram que a camada estava mais fina na Antártida.

O desodorante aerosol prejudicava o ozônio? Até os anos 1980, os desodorantes em spray continham o CFC. Depois, foram substituídos por gás de petróleo, que não prejudica o meio ambiente.

PROTEJA O OZÔNIO!
O que você pode fazer por ele

1 - Incentive seus pais ou a galera a trocar geladeiras fabricadas até o ano 2000, pois elas eram fabricadas com CFC – hoje é usado um gás menos agressivo, à base de hidrogênio.
2 - Evite usar o ar-condicionado sem necessidade. Ao fazê-lo, deixe as janelas fechadas!

CONSULTORIA: ADALGIZA FORNARO; AMAURI PEREIRA DE OLIVEIRA; E TÉRCIO AMBRIZZI (DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP).

Extraído de: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/nossa-heroina-camada-ozonio-protege-raios-solares-gas-cfc-639417.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails