A camada de ozônio nos protege contra raios solares. Mas o gás CFC prejudica esse poder
Débora Zanelato Recreio- 01/09/2011
Hoje, a emissão do gás malvado está controlada – e a camada pode voltar ao normal. E, para não nos esquecermos de cuidar dela, foi criado o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio, comemorado em 16 de setembro.
50 ANOS
É o tempo estimado para que a camada de ozônio possa se recuperar dos danos do CFC e voltar ao normal
COMO O BURACO SE FORMA
O CFC sobe à estratosfera (a cerca de 10 quilômetros) e atinge a camada de ozônio. Quando está lá em cima, o cloro contido nesse gás interage com o O3, quebra suas moléculas e diminui sua quantidade. Conforme o ozônio é destruído, a camada protetora fica mais fina e pode surgir um buraco. Com isso,
mais raios ultravioleta invadem a Terra e ficamos suscetíveis a doenças de pele, como alguns tipos de câncer.
VOCÊ SABIA QUE...
O primeiro buraco foi detectado em 1977?
Cientistas britânicos descobriram que a camada estava mais fina na Antártida.
O desodorante aerosol prejudicava o ozônio? Até os anos 1980, os desodorantes em spray continham o CFC. Depois, foram substituídos por gás de petróleo, que não prejudica o meio ambiente.
PROTEJA O OZÔNIO!
O que você pode fazer por ele
1 - Incentive seus pais ou a galera a trocar geladeiras fabricadas até o ano 2000, pois elas eram fabricadas com CFC – hoje é usado um gás menos agressivo, à base de hidrogênio.
2 - Evite usar o ar-condicionado sem necessidade. Ao fazê-lo, deixe as janelas fechadas!
CONSULTORIA: ADALGIZA FORNARO; AMAURI PEREIRA DE OLIVEIRA; E TÉRCIO AMBRIZZI (DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP).
Extraído de: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/nossa-heroina-camada-ozonio-protege-raios-solares-gas-cfc-639417.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário