terça-feira, 21 de junho de 2011

O Gato da Sorte Japonês

Um pouco sobre os Gatos da Sorte japoneses
O gato da sorte no Japão
O gato Maneki Neko é um símbolo de boa sorte no Japão.
A origem do Gato da Sorte
Há muitas histórias que cercam a origem do gato acenando, talvez a mais popular é a Lenda do Templo Gotokuji.
Essa história, ocorre no início do Período Edo (1603 – 1867), fala de um padre local, que cuidou do templo Gotoku-ji, em Tóquio e tinha um gato.
Apesar da sua pobreza, o padre muitas vezes dividia sua comida limitada com seu gato.
Um dia, durante uma tempestade, um samurai que se abrigava sob uma árvore perto do templo, viu o gato do padre, aparentemente, acenando para que ele, e chamando-o para se abrigar no templo.
Assim, logo que ele aproximou-se do gato, um raio atingiu a árvore que tinha sido seu abrigo e ele estava embaixo, fazendo-a cair ao chão, onde ele estava exatamente em pé.
Grato ao gato que tinha salvado sua vida, o samurai que era muito rico, recompensa o templo com manutenção e adota como seu lugar de culto e da sua família.
Quando o gato morreu, foi honrado por mérito e enterrado em um cemitério especial, e em cima do seu túmulo colocada uma estátua que foi feita à sua semelhança, iniciando assim a imagem do gato de sorte que hoje conhecemos.
Hoje, os gatos são encontrados em uma variedade de cores e estilos, geralmente sentados e com uma pata levantada num gesto de acenar.
O Manekineko (traduzido como gato acenando, mas também com sorte e fortuna) é um símbolo muito popular de boa sorte no Japão.No Japão é comum em lojas e restaurantes, na entrada com a esperança de que o gato da boa sorte traga prosperidade.
A cor do gato, seu vestuário e qual da suas patas é levantada, e mesmo a altura em que a pata é levantada, tudo tem um significado.
pata direita para cima – traz boa sorte com dinheiro
pata esquerda para cima – traz muitos clientes / visitantes
com sino de ouro – traz boa sorte
com o lenço vermelho – chama a atenção de boas energias
com moedas de ouro – traz manutenção da riqueza
Veja o significado das cores:

Preto

O gato da sorte com um corpo negro, afasta os maus espíritos e protege de doenças, e a sua pata direita para cima traz boa sorte com dinheiro!
Branco

O gato da sorte com um corpo branco, atrai sorte e com a pata direita para cima e traz boa sorte com dinheiro!

Dourado

O gato da sorte com um corpo de ouro, atrai sorte e traz fortuna e muita moeda para os negócios.

Prata

O gato da sorte com um corpo de prata, traz longevidade e felicidade nos negócios.

Rosa

O gato da sorte com um corpo cor-de-rosa, atrai o amor e sorte nos negócios.

Amarelo

O gato da sorte com um corpo amarelo, traz boa sorte nos relacionamentos e casamento, e nas sociedades atraindo fortuna.

Vermelho

O gato da sorte com um corpo vermelho, protege contra os espíritos malignos e doenças, e cura os negócios que estão falindo.

Fonte: Tradições do Japão

Extraído de: http://portaldosanjos.ning.com/group/fengshuimagiazen/forum/topic/show?id=3406316%3ATopic%3A713801&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails