quinta-feira, 26 de maio de 2011

CONSUMO CONSCIENTE

Nesse início de 2011, após a temporada de consumo desenfreado no final do ano, sugerimos a leitura e a reflexão sobre o Quinto Treinamento de Plena Atenção que fala do consumo consciente. Num mundo onde nosso apetite de consumo já ultrapassa a capacidade do planeta de se renovar, essa reflexão passa a ser uma questão de sobrevivência de nossa espécie.

O Quinto Treinamento diz: "Consciente do sofrimento causado pelo consumo inconsequente, eu me comprometo a cultivar a boa saúde física e mental em mim mesmo, em minha família e na sociedade como um todo ao me alimentar, beber e consumir de maneira consciente. Praticarei a observação profunda no que diz respeito ao meu consumo dos Quatro Tipos de Nutrientes, a saber: alimentos, impressões sensoriais, vontade e consciência. Estou determinado a não beber álcool, não fazer uso de drogas, praticar jogos de azar ou usar produtos com conteúdo tóxico, como alguns sites de internet, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, revistas, livros e a não me envolver em conversas com conteúdo similar. Retornarei ao momento presente como um modo de estar em contato com os elementos capazes de renovar, curar e revigorar a mim e àqueles ao meu redor – e não me deixarei arrastar ao passado pelo arrependimento e pela tristeza nem permitirei que a ansiedade, o medo e a avidez me empurrem para longe. Eu me comprometo a não tentar preencher minha solidão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento através do consumismo. Contemplarei tanto o Interser quanto o ato de consumir de modo que preservem a paz, a alegria e o bem-estar no meu corpo, na minha consciência, e no corpo e na consciência coletivos da minha família, da sociedade e do Planeta Terra."

Esse treinamento também traz uma visão mais ampla sobre o que é consumo. Não apenas o que comemos ou compramos, mas o que lemos, conversamos, jogamos, vemos, etc. Estude, pratique, liberte-se.

Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção - Quinto treinamento – Nutrição e Cura

Consciente do sofrimento causado pelo consumo inconsequente, eu me comprometo a cultivar a boa saúde física e mental em mim mesmo, em minha família e na sociedade como um todo ao me alimentar, beber e consumir de maneira consciente. Praticarei a observação profunda no que diz respeito ao meu consumo dos Quatro Tipos de Nutrientes, a saber: alimentos, impressões sensoriais, vontade e consciência. Estou determinado a não beber álcool, não fazer uso de drogas, praticar jogos de azar ou usar produtos com conteúdo tóxico, como alguns sites de internet, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, revistas, livros e a não me envolver em conversas com conteúdo similar. Retornarei ao momento presente como um modo de estar em contato com os elementos capazes de renovar, curar e revigorar a mim e àqueles ao meu redor – e não me deixarei arrastar ao passado pelo arrependimento e pela tristeza nem permitirei que a ansiedade, o medo e a avidez me empurrem para longe. Eu me comprometo a não tentar preencher minha solidão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento através do consumismo. Contemplarei tanto o Interser quanto o ato de consumir de modo que preservem a paz, a alegria e o bem-estar no meu corpo, na minha consciência, e no corpo e na consciência coletivos da minha família, da sociedade e do Planeta Terra.

Quando tomamos um banho ou uma chuveirada, podemos olhar para o nosso corpo e ver que ele foi um presente dos nossos pais e dos pais deles. Ainda que muitos não queiram ter grande ligação com seus pais - estes podem ter-lhes causado muito dano -, quando se olha profundamente é impossível não ver certa identificação com eles. À medida que lavamos cada parte do nosso corpo, podemos perguntar a nós mesmos: "A quem pertence este corpo? Quem me transmitiu este corpo? O que foi transmitido?" Meditando desta forma, descobriremos que há três componentes: o transmissor, aquilo que é transmitido e aquele que recebe a transmissão. O transmissor são nossos pais. Nós somos a continuação de nossos pais e de seus ancestrais. O objeto da transmissão é o nosso próprio corpo. E aquele que recebe a transmissão somos nós.

Se continuarmos a meditar sobre isso, veremos claramente que o transmissor, o objeto transmitido e o receptor são uma coisa só. Todos os três estão presentes no nosso corpo. Quando estamos profundamente em contato com o momento presente, podemos ver que todos os nossos ancestrais e todas as gerações futuras estão presentes em nós. Vendo isto, saberemos o que fazer e o que não fazer - para nós mesmos, pelos nossos ancestrais, pelos nossos filhos e pelos filhos destes.

Quando você olha para seu pai, provavelmente não vê de imediato que você e seu pai são um só. Você pode estar zangado com ele por muitas razões. Mas no momento em que você o compreende e ama, você percebe o vazio da transmissão. Percebe que amar a você mesmo é amar seu pai, e que amar seu pai é amar a você mesmo. Manter seu corpo e sua consciência saudáveis é fazê-lo por seus ancestrais, por seus pais e pelas gerações futuras. Você faz isso pela sua sociedade e por todos, não apenas por você mesmo. A primeira coisa que você deve ter em mente é que você não está praticando isto como uma entidade separada. Tudo quanto você ingerir, você o está ingerindo por todos. Todos os seus ancestrais e todas as gerações futuras estão ingerindo isto com você. Este é o verdadeiro significado do vazio da transmissão. O quinto treinamento para a mente alerta deveria ser praticado neste espírito.

Existem pessoas que bebem álcool e ficam embriagadas, que destroem seus corpos, suas famílias, sua sociedade. Elas deveriam abster-se de beber. Mas você que tem bebido uma taça de vinho toda semana pelos últimos trinta anos sem causar nenhum mal a você mesmo, por que deveria parar com isso? Qual é a utilidade de praticar este treinamento para a mente alerta se a ingestão de álcool não prejudica a você nem a outras pessoas? Apesar de você não ter se prejudicado durante os últimos trinta anos por beber apenas uma ou duas taças de vinho por semana, a verdade é que isto pode ter um efeito sobre seus filhos, seus netos e sua sociedade. Basta observar profundamente para constatá-lo. Você não está praticando para você sozinho, mas para todo mundo. Seus filhos podem ter uma propensão ao alcoolismo e, vendo você beber vinho toda semana, um deles pode tornar-se um alcoólatra no futuro. Se você abandonar suas duas taças de vinho, isto significa mostrar a seus filhos, a seus amigos e à sua sociedade que sua vida não é apenas para você próprio. Sua vida é para seus ancestrais, para as gerações futuras e também para sua sociedade.

Parar de beber duas taças de vinho por semana é uma prática muito profunda, mesmo que este costume não tenha trazido nenhum dano a você. Este é o discernimento de um bodhisattva, que sabe que tudo o que faz é feito para todos os seus ancestrais e para as gerações futuras. O vazio da transmissão é a base do quinto treinamento para a mente alerta. O uso de drogas por tantos jovens também deveria acabar através desse modo de pensar.

Na vida moderna, as pessoas pensam que seus corpos pertencem a elas mesmas e que podem fazer o que quiserem com ele. "Temos o direito de viver nossa própria vida." Quando você faz tal declaração, a lei apóia você. Esta é uma das manifestações do individualismo. Porém, de acordo com o ensinamento do vazio, seu corpo não é seu. Seu corpo pertence a seus ancestrais, a seus pais e às gerações futuras. Ele também pertence à sociedade e a todos os outros seres vivos. Todos eles se uniram para concretizar a presença deste corpo - as árvores, as nuvens, tudo. Manter seu corpo saudável é expressar gratidão a todo o cosmos e a todos os seus ancestrais, e é também não trair as gerações futuras. Praticamos este treinamento para a mente alerta para o cosmos inteiro, para a sociedade inteira. Se formos saudáveis, todos podem beneficiar-se disso - não apenas todos na sociedade de homens e mulheres, mas todos na sociedade de animais, plantas e minerais. Isto é o treinamento para a mente alerta do bodhisattva. Quando praticamos os cinco treinamentos para a mente alerta já estamos no caminho de um bodhisattva.

Quando somos capazes de sair da concha de nosso pequeno eu e ver que estamos inter-relacionados com todos e com tudo, observamos que cada ato nosso está ligado com a humanidade inteira, com o cosmos inteiro. Manter-se com saúde é ser gentil com seus ancestrais, com seus pais, com as gerações futuras e também com a sua sociedade. Saúde não é só a saúde corporal, mas também a saúde mental. O quinto treinamento para a mente alerta refere-se à saúde e à cura.

Consciente do sofrimento causado pelo consumo inconsequente, eu me comprometo a cultivar a boa saúde física e mental em mim mesmo, em minha família e na sociedade como um todo ao me alimentar, beber e consumir de maneira consciente. Pelo fato de você não estar fazendo isto só para você mesmo, o parar de beber uma ou duas taças de vinho por semana é verdadeiramente um ato de bodhisattva. Você faz isto por todos. Em uma festa, quando alguém lhe oferece uma taça de vinho, você pode sorrir e recusar: "Não, obrigado. Eu não bebo álcool. Eu agradeceria se me trouxesse um copo de suco ou água." Faça isto com gentileza, com um sorriso. É muito ilustrativo. Você dá um exemplo para muitos amigos, incluindo muitas crianças que estiverem presentes. Apesar de se poder fazer isto de maneira educada e discreta, é verdadeiramente o ato de um bodhisattva, dando exemplo com sua própria vida. (...)

O objeto deste treinamento para a mente alerta é o consumo responsável. Somos o que consumimos. Se olharmos profundamente para os itens que consumimos todo dia, iremos conhecer muito bem nossa natureza. Temos de comer, beber, consumir, mas se o fizermos sem a mente alerta, podemos destruir nossos corpos e a nossa consciência, mostrando ingratidão para com nossos ancestrais, pais e gerações futuras.

Quando comemos com mente alerta, estamos em estreito contato com o alimento. O alimento que comemos nos vem da natureza, dos seres vivos e do cosmos. Tocá-lo com a mente alerta é mostrar nossa gratidão. Comer com mente alerta pode ser uma grande alegria. Pegamos nossa comida com nosso garfo, olhamos para ela por um segundo antes de colocá-la na boca e então a mastigamos cuidadosa e conscientemente, pelo menos cinqüenta vezes. Se praticarmos isto, estaremos em contato com o cosmos inteiro.

Estar em contato também significa saber se há toxinas no alimento. Podemos distinguir um alimento saudável de um não saudável, graças à nossa mente alerta. Antes de comer, os membros de uma família podem praticar a inspiração e a expiração, olhando para a comida na mesa. Você pode pronunciar o nome de cada prato: "batatas", "salada" e assim por diante. Chamar alguma coisa pelo nome nos ajuda a entrar em contato profundo com ela e ver sua verdadeira natureza. Ao mesmo tempo, a mente alerta nos revela a presença ou ausência de toxinas em cada prato. As crianças adoram fazer isso, se mostrarmos a elas como fazê-lo. O comer consciente é uma boa educação. Se você praticar isto por algum tempo, verá que vai comer mais cuidadosamente, e a sua prática de comer conscientemente será um exemplo para os outros. É uma arte comer de tal forma que isto contribua para a mente alerta em sua vida.

Podemos ter uma dieta cuidadosa para o nosso corpo e podemos também ter uma dieta cuidadosa para nossa consciência, nossa saúde mental. Precisamos abster-nos de ingerir os tipos de "alimento" intelectual que trazem toxinas para a nossa consciência. Alguns programas de TV, por exemplo, nos educam e nos ajudam a levar uma vida mais saudável; devemos reservar algum tempo para assistir a programas como esses. Mas outros programas nos trazem toxinas; precisamos abster-nos de assistir a eles. Esta pode ser uma prática para todos os membros da família.

Sabemos que fumar cigarros não é bom para nossa saúde. Foi um trabalho árduo conseguir que os fabricantes fossem obrigados a colocar uma advertência no maço de cigarros: O cigarro pode ser prejudicial à sua saúde. Esta é uma frase contundente, mas foi necessária, porque os anúncios para promover o fumo são muito convincentes. Eles dão aos jovens a idéia de que, se não fumarem, não estão de fato vivendo intensamente. (...)

Às vezes não precisamos comer ou beber tanto como costumamos, mas isto se tornou uma espécie de vício. Nós nos sentimos muito sozinhos. A solidão é um dos tormentos da vida moderna. É semelhante ao terceiro e ao quarto treinamentos para a mente alerta - nós nos sentimos sozinhos, então nos engajamos numa conversa, ou mesmo numa relação sexual, esperando que o sentimento de solidão vá embora. Beber e comer também podem ser o resultado da solidão. Você quer comer ou se empanturrar para esquecer a solidão, mas o que você come pode trazer toxinas para o seu corpo. Quando você está sozinho, você abre a geladeira, vê TV, lê revistas ou romances ou pega o telefone e conversa. Mas o consumo sem consciência sempre piora as coisas.

Um filme pode conter muita violência, ódio e medo. Se passarmos uma hora assistindo a esse filme, vamos regar as sementes da violência, do ódio e do medo dentro de nós. Nós fazemos isso e deixamos que nossos filhos o façam também. Deveríamos fazer uma reunião familiar e discutir uma política inteligente sobre o assistir à televisão. Talvez devêssemos escrever em nossos aparelhos de TV o mesmo que está escrito nos maços de cigarros: Assistir à televisão pode ser prejudicial à sua saúde. Esta é a verdade. Algumas crianças entraram para gangues e muitas são muito violentas, em parte porque viram muita violência na televisão. Devemos ter uma política inteligente no que diz respeito ao uso da televisão em nossa família. (...)

Por sermos solitários, queremos conversar, mas nossas conversas também podem suscitar muitas toxinas. De tempos em tempos, depois de falar com alguém, sentimo-nos como que paralisados pelo que acabamos de ouvir. A mente alerta nos ajudará a eliminar o tipo de conversa que nos traz mais toxinas.

Os psicoterapeutas são aqueles que escutam profundamente os sofrimentos de seus clientes. Se eles não sabem como fazer para neutralizar e transformar a dor e o pesar neles mesmos, não serão capazes de se manter dispostos e saudáveis por longo tempo. O exercício que proponho tem três pontos: Primeiro, olhe profundamente para seu corpo e para sua consciência e identifique os tipos de toxina que já estão em você. Cada um de nós tem de ser seu próprio médico, não apenas para o corpo, mas também para a mente. Depois de identificarmos as toxinas, podemos tentar expeli-las. Um modo de fazê-lo é beber muita água. Outro é a massagem: fazer o sangue chegar aonde estão as toxinas, a fim de que possa levá-las embora. Um terceiro método é inspirar profundamente ar fresco e puro. Isto leva mais oxigênio ao sangue e ajuda a expelir as toxinas de nosso corpo. Existem mecanismos no nosso corpo que tentam neutralizar e expelir essas substâncias, mas nosso corpo pode estar muito fraco para fazer o trabalho sozinho.

Enquanto fazemos estas coisas devemos parar de ingerir mais toxinas. Ao mesmo tempo que realizamos as práticas acima, examinamos nossa consciência para ver que tipos de toxinas já estão lá. Temos muita raiva, desespero, medo, ódio, ânsias e ciúmes - todas estas coisas o Buda as descreveu como venenos. O Buda falou dos três venenos básicos, designando-os como raiva, ódio e ilusão. Há muitos outros além destes, e temos de reconhecer a presença deles em nós. Nossa felicidade depende de nossa capacidade de transformá-los. Não praticamos os exercícios e por isso fomos levados por nosso estilo de vida irresponsável. A qualidade da nossa vida depende muito da quantidade de paz e alegria que pode ser encontrada em nosso corpo e em nossa consciência. Se houver muitos venenos em nosso corpo e na nossa consciência, a paz e a alegria em nós não serão fortes o suficiente para nos fazer felizes. Portanto, o primeiro passo é identificar e reconhecer os venenos que já estão em nós.

O segundo passo da prática é estar plenamente conscientes do que nosso corpo e nossa consciência estão ingerindo. Que espécies de toxinas estou colocando em meu corpo hoje? A que filmes estou assistindo hoje? Que livro estou lendo? Que revista estou olhando? Que tipos de conversa estou tendo? Tente reconhecer as toxinas.

(Do livro “Os cinco treinamentos para a mente alerta” – Thich Nhat Hanh)

Fonte: Blog Sanga Virtual e Viver Consciente

terça-feira, 24 de maio de 2011

Lição de um animal para os humanos

HISTÓRIA VERÍDICA E EMOCIONANTE!

Ao chegarmos na Feirinha para organizarmos a Feira de Adoção, encontramos 12 filhotes abandonados: 8 com aproximadamente 40 dias, amontoados dentro de uma caixa

e, pasmem, 4 com horas de nascidos.


Ficamos desnorteados, sem saber o que fazer.

Por termos ficado dois finais de semana sem realizarmos feiras por causa do mau tempo, estamos
cheios de filhotes em hospedagens e bebês tão pequenos precisam mamar de duas em duas horas,
inclusive à noite.

Foi quando, em dado momento, apareceu uma cadela de rua, CASTRADA e se aproximou dos
bebês recem nascidos. Deitou perto da caixinha e começou a tomar conta deles.

Não deixava mais ninguém se aproximar.


Com cuidado, colocamos os bebês perto dela


que começou a acariciá-los e tentar oferecer-lhes o seu leite, inexistente.


Pasmem! O leite chegou! Este é o verdadeiro sentido da maternidade


Passadas algumas horas, com o leite aos poucos chegando, a mamãe já estava inteiramente integrada com seus novos filhos, os quais cuida como se os tivesse gerado.


Fica, então, a pergunta: Por que nem todos os humanos agem desta forma???

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"AS CRIANÇAS DA ESTRELA AZUL"

Uma Nova Onda de Crianças da Estrelas encarna na Terra:
As Crianças da Estrela Azul". Arcanjo Miguel através de Celia Fenn.
Mensagens para Janeiro de 2006

Queridos Trabalhadores da Luz, é uma grande felicidade compartilhar com vocês a noticia da nova onda de Crianças das Estrelas que chegam ao Planeta junto com as novas energias. Estes seres tem entrado no campo de energia Planetária e estão nascendo neste momento como a mais nova onda de Crianças Cristal.

Sua chegada tem sido parte da elevada Radiação e Luz que tem cercado a Terra desde o Portal 11:11:11.

A presença delas tem ajudado inclusive na aceleração aumentada do campo de Merkaba da Terra. As pessoas tem sentido também a velocidade elevada nos seus próprios campos de Merkaba enquanto experienciavam o processo de "insuflamento" vibracional com esta chegada destas sementes estelares e seus elevados níveis de consciência.

As Crianças da Estrela Azul tem esperado até este momento para encarnarem no Planeta. Elas esperaram até que a Rede do Paraíso estivesse em seu lugar e um grande grupo de Trabalhadores da Luz tivesse passado para a 9ª Dimensão para manter a rede de Consciência Crística. Uma vez que estes dois fatores estivessem em seu lugar, as Crianças da Estrela Azul estavam aptas para encarnar para cuidar do seu trabalho especial.

Elas nascerão em um nível de Consciência de 9ª Dimensão, e irão ancorar a sua encarnação material dentro da Rede do Paraíso.

Crianças Estrela Azul .

A Energia e Cor Harmônica na qual estas crianças encarnam é um Raio de intenso Azul Safira. Mas no interior do Raio Safira também existem brilhantes faíscas de Luz Branca Diamante. É como um Azul Fulgurante, uma flamejante energia cósmica de uma vibração muito elevada. Aqueles de vocês que foram capazes de sentir a sua energia tem se sentido desnorteados e com vertigens, e experienciaram uma desintoxicação já que seus corpos foram "insuflados" à vibração destas almas que chegavam, pois elas ajudam a "erguer" o Planeta mais adiante na sua jornada de Ascensão

O que também faz destas Novas Crianças únicas e maravilhosas, é que seus padrões de alma descendem do Sistema Estelar de Sirius, e elas trazem um novo padrão para a Terra que carregará as sementes da futura evolução e desenvolvimento espiritual humano na Nova Terra. Sim, queridas almas, mesmo agora enquanto a Nova Terra esta nascendo, as Dimensões mais

Elevadas se lembram de assegurar que a Humanidade continue a evoluir e crescer através das Oitavas de Luz.

As Crianças da Estrela Azul carregam dentro de si mesmas as sementes de vida em uma Experiência de Oitava que começa com a Nona Dimensão, o lugar onde a maioria de vocês completará a sua jornada de Ascensão. As crianças da Estrela Azul permanecem bem equilibradas para continuar a jornada em direção da Luz. Mas, por enquanto isto não será ainda por muitas gerações, pois estas crianças serão sementes, e o que elas trazem será compartilhado com toda a população Cristal ou Crística da Terra.

Inicialmente, as Crianças Estrela Azul irão encarnar entre todas as comunidades, mas elas buscarão especialmente encarnar entre as comunidades indígenas, ou em pais que tem laços bem próximos com as comunidades indígenas. A razão para isso e que a primeira parte de seu trabalho e revitalizar e re-energizar as tradições Indígenas da Terra.

A medida que estas crianças encarnam dentro destas comunidades, a sua presença será como o Azul Flamejante.

Haverá tamanha corrente de vitalidade na sua presença que transformará e energizará as tradições e sabedoria dos povos indígenas.

Elas próprias honrarão estas tradições e se entenderão com elas com grande respeito. Isto é necessário, de maneira que a população da Nova Terra aprenda a aceitar e honrar a Sabedoria da Terra das Comunidades Indígenas outra vez.

E para que estas comunidades livrem-se de quaisquer sentimentos de exploração e inadequação, e uma vez mais honrem a fonte de sabedoria das suas tradições e rituais.

Inicialmente também, estas crianças serão pontos ancora para a energia da Paz. Sua mera presença irradiará paz e calma. Aqueles de vocês que recentemente sentiram a sua vibração tem notado o quanto se sentem sensíveis, e o quanto se conectaram ao Fluxo dos sentimentos do seu

Coração.

Esta é a energia das crianças Estrela Azul.

Elas serão imensamente poderosas, mas será o poder da absoluta integridade a alinhamento com a Energia do Coração, e com a Luz da Fonte da sua Origem, e elas nunca perderão esta Elevada Conexão.

Elas serão poderosas, mas serão também muito gentis.

Esta extrema nobreza criará o espaço de paz pelo qual vocês chegarão a reconhece-las.

Assim, queridos Trabalhadores da Luz, no meio de todo tumulto e mudanças e desafios deste tempo especial, vocês, com certeza são privilegiados por darem as boas-vindas às Crianças do Raio Azul Flamejante no seu Planeta!

Fiquem na Luz Divina!!!

Extraído de: http://portalarcoiris.ning.com/group/crianasagradacriaodoamor/forum/topic/show?id=2899738%3ATopic%3A138275&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ÍNDIGO, VIOLETA E CRISTAL

A pesquisa viva sobre os fenômenos índigo e cristal é parte diária de meus pensamentos, sentimentos e energia, e agora como adulto índigo, responsável por esclarecer as demais consciências quanto a estes fenômenos evolutivos, desenvolvi este breve artigo para facilitar a compreensão destas energias de luz, paz e amor.

A primeira grande consideração que devemos fazer quando nos referimos ao fenômeno Índigo-Cristal, é que estas energias conscienciais que estão se manifestando em nossas crianças representam o próximo passo na nossa evolução como espécie humana.

Analisando o ponto de vista teosófico, a evolução dos seres humanos é dividida em grandes ciclos, representados pelas diversas raças-raiz, representadas em número de sete, cada raça raiz dividida em sete sub-raças.

Nós estudiosos da espiritualidade já ouvimos por diversas vezes histórias sobre a Lemúria e Atlântida, continentes lendários que foram respectivamente a terra da terceira e quarta raça raiz. Somos a evolução destas raças e atualmente identificamos como a raça Ariana. Os erros de interpretação da doutrina secreta levaram os alemães nazistas a acreditarem que somente eles eram os seres arianos, causando os terrores da guerra e do holocausto.

A humanidade como um todo está vivenciando a transição energética de um novo ciclo evolutivo, conhecido como Nova Era, Era de Aquários e que particularmente chamo de Era Consciencial. No auge da transição planetária, representada pelo final do grande ciclo da contagem egípcia do zodíaco de Dendera, e do Calendário dos maias, as consciências sementes da sexta raça-raiz estão sendo ancoradas nas energias de nosso amado planeta.Nós estamos todos, de certa maneira, evoluindo nossas energias caminhando como índigos e violetas, para atingirmos a pureza da manifestação do veículo cristal.

As informações deste artigo são resultado da minha autopesquisa , uma consciência índigo, livre dos condicionamentos mentais adquiridos e pronta para receber e expressar as verdades das dimensões superiores. Por este motivo, algumas informações poderão conter certas novidades e pontos de vista expandidos, resultados de pesquisa feitas no Brasil, Bolívia e Peru nos anos de 2008, 2009 e 2010.

Os Índigos

As consciências humanas conhecidas como índigos, representam a evolução dos corpos mais sutis do ser humano, e apresenta basicamente a cor azul índigo em sua aura. Esta representação energética simboliza os membros que ancoram a energia de luz da sexta sub-raça da raça ariana. Assim como no final da Era Atlante, os índigos vieram lideram a transição para a nova era.

Noé pode ser reconhecido como um grande índigo, membro da sexta sub-raça Atlante, preparando seus filhos violeta para plantarem as sementes cristal da raça ariana. Como numa escala musical, ao atingir a oitava de luz, ocorre um salto evolutivo, uma transição que implementa definitivamente uma raça mais evoluída.

A missão principal das consciências índigo é libertar a humanidade dos condicionamentos das velhas energias, já ultrapassadas em nosso legado evolutivo, e que são utilizadas conscientemente por seres de esferas menos evoluídas para manipular e escravizar os seres humanos.

Alguns traços que facilitam a identificação das consciências índigo:

Aura fortemente azul índigo, representando todas as potencialidades do Ajna chacra, conhecido como terceira visão, apresentando os dons de clarividência, telepatia, comunicação extrafísica;

Seres muito espiritualizados e com grande necessidade de expansão da consciência. (Este traço é muito importante, e quando não observado com carinho pode levar o índigo a buscar a expansão da consciência pelas drogas.);

Normalmente apresentam características que podem ser mal interpretadas pelos médicos e psicólogos, sendo muitas vezes rotulados e medicados erroneamente classificados com diagnósticos psiquiátricos de Transtorno do Déficit de Atenção com HiperAtividade (TDAH) ou Transtorno do Déficit de Atenção (TDA);

Energia de guerreiro da luz, com grandes virtudes como autoconfiança, coragem e determinação;

Filósofos natos, apresentam grande interesse pela busca da sabedoria;

Amantes das artes, trabalham as artes para a expansão da consciência planetária;

Líderes das reformas sociais, políticas, educacionais e ambientais na Era Consciencial;

Encarnam no planeta há muito tempo, porém começaram a nascer massivamente a partir de 1980;

Dificuldades para aceitar hierarquias e ordens impositivas, a não ser que estas sejam representações de justiça e amor;

Os Violetas

Existe uma variação energética para as consciências índigos, que são os transmutadores, mensageiros da paz, e que representam a transição final da raça ariana. Os irmãos violeta são basicamente iluminados pela chama violeta, representada fortemente em suas auras. Estes seres maravilhosos representam a sétima sub-raça da raça Ariana, e vimos estas consciências manifestas nos diversos avatares que encarnaram no planeta. Krishna, Buda, Jesus e vários outros iluminados nasceram emanando a energia da chama violeta. Esta representação energética normalmente é escolhida pelos seres mais evoluídos com tarefas de transformação coletiva, no nível planetário. Para que esta energia seja ancorada, as consciências que encarnam neste nível evolutivo já transmutaram pelo menos 51% de seus débitos cármicos, nascendo como consciências despertas, plenamente preparadas para cumprirem seus propósitos cósmicos de evolução.

Estas observações são o resultado de dois anos pesquisando as crianças índigo e cristal, e que mostraram esta realidade evolutiva de perdão e transformação. Os violetas começaram a nascer massivamente a partir de 1992. As consciências violeta são pacificadoras, com plena sabedoria dos poderes da mente humana, e trazem em suas atitudes e vivências os princípios de cosmoética e universalismo.

Noé pode ser reconhecido como um grande índigo, membro da sexta sub-raça Atlante, preparando seus filhos violeta para plantarem as sementes cristal da raça ariana. Como numa escala musical, ao atingir a oitava de luz, ocorre um salto evolutivo, uma transição que implementa definitivamente uma raça mais evoluída.

A missão principal das consciências violeta é curar e transmutar as energias de baixa vibração, já ultrapassadas em nosso legado evolutivo, e utilizar conscientemente seus incríveis dons de amor e reconstrução.

Traços que facilitam a identificação das consciências violeta:

Aura fortemente violeta, representando todas as potencialidades do chacra coronário, o lótus de mil pétalas, apresentando os dons de consciência cósmica, transmutação e conexão com o veículo cristal;

Seres muito espiritualizados e com grande afinidade com as energias mais sutis. Reconhece e trabalham com as energias elementais, minerais, vegetais e animais.

Assim como os índigos podem ser mal interpretadas pelos médicos e psicólogos, sendo muitas vezes rotulados e medicados erroneamente classificados com diagnósticos psiquiátricos de Transtorno do Déficit de Atenção com HiperAtividade (TDAH) ou Transtorno do Déficit de Atenção (TDA);

Energia de mensageiros da paz e magos do amor, com grandes virtudes como perdão, compaixão e amor incondicional;

Líderes de cura e purificação, responsáveis pela transmutação energética do planeta;

Encarnam no planeta há muito tempo, porém começaram a nascer massivamente a partir de 1992;

As Crianças Cristal

Conviver com estes seres de luz é a verdadeira benção concedida aos seres humanos no fim deste grande ciclo. O amor, pureza, luz e paz destas crianças são a nossa certeza que o planeta será totalmente curado e recuperado, e que a Era Consciencial realmente será uma era abençoada com uma fraternidade universalista.

Normalmente com olhos grandes e penetrantes que representam seu poder de ver além dos véus e cabeças mais alongadas para captar toda a sabedoria cósmica. Assim como os índigos e violetas existem seres cristais jovens, e alguns adultos que vieram testar as vibrações do planeta, para confirmar que Gaia estava vibratóriamente preparada para ancorar a energia do veículo cristal.

Os cristais trabalham coletivamente e são integrados em uma consciência unificada, sendo os h*** sapiens noosfericos, citados por Valum Votam no Calendário da Paz. Esta representação energética também representa o inconsciente coletivo de Carl Jung e as demais explicações arquetípicas para explicar a função coletiva da consciência planetária, conhecida como noosfera.

Podemos compreender os nossos lindos irmãozinhos cristal como sendo os primeiros membros da sexta grande raça-raiz. Eles são a oitava de luz, a nova energia que permite a conexão com o novo ciclo evolutivo que a humanidade irá vivenciar durante os próximos milênios.

A missão principal dos Cristais é curar e reconstruir a sociedade humana, completamente integrada em uma consciência planetária unitária, onde o amor, respeito, paz e abundância são constantes universais nas relações humanas e com a natureza.

Traços que facilitam a identificação das consciências cristal:

Aura fortemente colorida, com cores vivas e expandidas, representando todas as potencialidades do ser crístico, alinhado com as dimensões superiores, apresentando os dons de consciência cósmica, e realização de qualquer milagre;

As consciências cristais funcionam como uma consciência de grupo em vez de individuais, e vivem pela "Lei da Unidade" ou Consciência de Unidade.

São consideradas como seres mais ligados, mais comunicativos, carinhosos e amorosos;

Assim como os índigos e violetas, os cristais podem ser mal interpretadas pelos médicos e psicólogos, sendo muitas vezes rotulados e medicados erroneamente, classificados com diagnósticos principalmente o autismo;

Seus discursos e ensinamentos são extremamente filosóficos e espiritualistas, ensinando o amor, a cosmoética e universalismo;

Possuem dons espirituais jamais presenciados pela raça ariana. São caridosos, abraçam e preocupam-se com pessoas carentes, cuidando também dos animais e plantas com o mesmo amor.

Tem maior controle sobre as energias conscienciais que os índigos e violeta, e as vezes podem apresentar comportamentos agressivos se estiverem em ambientes impróprios.

Apresentam um silêncio amoroso, e comunicam-se mentalmente, em alguns casos começam a falar depois de 2 a 3 anos de idade;

São vegetarinaos natos, preferindo frutas, verduras e produtos naturais.

Encarnam no planeta há muito tempo, porém começaram a nascer massivamente a partir de 2004;

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ARTIGO ORIGINAL 05/02/2010
Fonte: http://mautamakrishnarabi.blogspot.com/

CONFIRA TAMBÉM A CRISE TRANSICIONAL DE ÍNDIGO PARA CRISTAL POR CÉLIA FEEN: http://www.starchild.co.za/portuguese/crisispor.html

Extraído de:http://conscienciacristal.blogspot.com/2010/10/indigo-violeta-e-cri...

terça-feira, 17 de maio de 2011

HO’OPONOPONO... e a CRIANÇA DIVINA

HO’OPONOPONO... e a CRIANÇA DIVINA

O tema criança interior, faz parte da psicologia que enfatiza a criança ferida, mas ela também traz uma abordagem espiritual na qual se resgata a Criança Divina que existe por trás da criança ferida...

Evoluímos através das lições apreendidas ao longo do tempo no processo do nascer e renascer. O que podemos deduzir que serve a um propósito maior a algum tipo de crescimento, aprendizagem ou transformação. Dependendo das opções e buscas de cada um em sua existência, a essência espiritual que se faz presente desde, poderá se tornar mais desperta ou não.

Somos influenciados por nosso meio familiar, social e cultural para que possamos evoluir e acredito que nossa maior meta é recordar quem realmente somos, vivendo, cumprindo de maneira equilibrada e saudável nossas tarefas, contribuindo para nossa própria evolução e aprimoramento do ambiente ao nosso redor.

Para tanto, necessário se faz que procuremos fazer boas escolhas, para um aprimoramento e despertar de nossa plena consciência. Infelizmente, podemos adiar esse processo acabando por ficarmos fixados ao apego, ao próprio sofrimento e nossas dificuldades pessoais, familiares, culturais.

Jesus, em suas máximas já havia sintetizado: “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo”. O não recordar-se da verdadeira essência, impede de trazer a energia necessária à Vida e lembrar-se do propósito maior desta existência. O esquecimento do amor, nossa verdadeira natureza, nos traz inúmeros desvios, sofrimentos e mortes ao longo dos tempos, obstruindo a conexão do eu pessoal com o Eu Divino.

Não sou psicóloga, porém Jung sempre me atraiu com sua abordagem, em minhas buscas por auto-conhecimento e tempos depois a Psicologia Transpessoal (Assagioli), que têm como proposta a morte/renascimento do ego, mortes e renascimentos psicológicos dentro de uma mesma existência, enfatizando também a oportunidade de despertar para a verdadeira força espiritual. ampliando nossa percepção em um processo vivenciado de mudança de nossas crenças, nosso olhar diante da própria dor e da dor do mundo, possibilitando o renascimento com mais sabedoria, compaixão e amor.

Essência esta que está por trás de toda criação, essa força maior, representada por diversos nomes na tradição espiritual que a nomeia, por Cristo, Deus, Buda, e outros mais. A Psicologia Transpessoal aborda essa força essencial que a tudo permeia e designada como Unidade, Absoluto e os aspectos de sua manifestação no nível pessoal de Eu Superior e de Supraconsciente ou Inconsciente Superior.

O tema da “criança” foi abordado no Evangelho de diferentes maneiras. Uma delas é a que nos recorda de que somos crianças no espírito, na evolução, mas que nessa pequena dimensão criança repousa a centelha do espírito divino em sua pureza original, que confia, busca e se entrega.

Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém as repreendiam. Vendo isso Jesus disse: - “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a elas é que pertence o reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. E abraçava as crianças impondo as mãos sobre elas, as abençoava. Este versículo nos convida a resgatarmos a essência da Criança Divina para despertar o Reino de Deus dentro de nós. Este Reino não é uma realização material, mas sim espiritual, é um estado de consciência mais amplo. Um estado da Plenitude, Paz, Equilíbrio e Harmonia. Um Reino de bondade e felicidade.

A Criança Divina é que nos traz o amor incondicional, a confiança original, a leveza para “entrarmos” nesse Reino.

A Criança Divina, brinca, tem alegria e espontaneidade. É a manifestação do Eu Superior, a essência maior que faz a travessia do espiritual sutil ao espiritual manifesto.

Cada disciplina, tradição espiritual têm sua forma para trabalhar aspectos que nos prendem em crenças condicionantes e cristalizadas, eu após muito caminhar e talvez, por um sentimento inato de que tudo deveria ser simples me deparo com Ho’oponopono Identidade Própria, processo intrapessoal, somos nós em comunicação com a Divindade, desenvolvido pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona que o ensinou ao Dr. Ihaleakala Hew Len. O que veio preencher a lacuna para sanar a criança ferida, dando foco à Criança Interna, Subconsciente = Unihipili.

Importante compreender que a Criança Interna/Subconsciente= Unihipili e o eu adulto (personalidade/ego)/Consciente= Uhane, compõem nossa Alma e não geram idéias próprias, pensamentos, sentimentos e ações.

Elas experienciam de forma indireta, através das memórias se repetindo e através de Inspirações > (Supraconsciente=Aumakua/Eu Superior). É muito importante na solução de problemas entender que o corpo e o mundo não são em si os problemas, mas os efeitos, as conseqüências, das memórias se repetindo na Mente Subconsciente.

A Alma não gera a experiência dela própria; ela experimenta o que a memória experimenta; sente o que a memória sente; comporta-se como a memória se comporta e decide como a memória decide. Ou ainda, raramente, experiencia, sente, se comporta e decide como a Inspiração experiencia, sente, se comporta e decide.

Ho’oponopono envolve a participação completa de cada um dos quatro membros da Identidade Própria:

Inteligência Divina

Mente Supraconsciente

Mente Consciente e

Mente Subconsciente

Trabalhando juntas como uma unidade. Cada membro tem função e papel único na solução dos problemas das memórias se repetindo na Mente Subconsciente. ( E-Book gratuito: www.hooponopono.com.br )

Por traz de toda criança ferida, há uma Criança Divina pedindo passagem. Ela nos agradece e nos recompensa, quando permitimos que ela ocupe o seu lugar. Manifesta em nossa vida a simplicidade, a expressão mais pura do amor.

E é com a alegria e simplicidade no coração (palavras lindas que copiei do sensível amigo Aldo), características da nossa Criança Divina, que peço neste momento, em nome da minha e de todas as Crianças Feridas, que se encontram em cada um de nós, a limpeza das memórias que todos compartilhamos:

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho em Um...

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos,

à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações,

do início de nossa criação até o presente,

nós pedimos seu perdão...

Deixe isto limpar, purificar, liberar, cortar todas as lembranças, bloqueios,energias e vibrações negativas

e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...

Assim está feito.”

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

Que a Criança Divina ressurja em mim, em nós, a cada dia, mais e mais, através da Paz do Eu, Paz além de qualquer compreensão!

Lena
 
Extraído de:http://portalarcoiris.ning.com/group/crianasagradacriaodoamor/forum/topic/show?id=2899738%3ATopic%3A85476&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

domingo, 15 de maio de 2011

CRIANÇAS: BRINCAR COM OS ELEMENTOS

Desde a barriga da mamãe, os Elementos estão presentes na vida da criança: a Terra é o corpo que a abriga, o Ar é o oxigênio e o Fogo é o calor que vem através do sangue, e a Água é onde ela fica mergulhada em seu “banho” de 40 semanas. Quando pequenas, as crianças também entram em contato com os Elementos, mesmo que a gente não perceba. Elas gostam de brincar com a Terra na caixa de areia da pracinha, com a Água na piscininha de plástico.

Vejamos algumas atividades para cada um dos Elementos:

ÁGUA

Hora do banho! A hora do banho é muito divertida! Os bebês adoram o banho que os faz lembrar do útero onde tudo era seguro e quentinho. A água lembra o líquido amniótico. A sensação é gostosa e de bem estar. Cuide a temperatura da água que deve ser de 37° C e use um sabonete adequado para bebês. Nos primeiros meses não é necessário o uso de xampu. Lave o cabelinho com o próprio sabonete. Converse com ele e diga-lhe tudo o que vai fazer. Separe a roupinha antes do banho para que ele não pegue frio. E mãos a obra!

É diversão garantida!

Reguem as plantas. Regar as plantas faz com que a criança entre em contato com os elementos Terra e Água. Ensina que assim como nós, as plantas têm suas necessidades e precisam de água para sobreviver. Mas não se esqueça que o ideal é usar um regador e não mangueira, para evitar o desperdício.

Coletem água da chuva. A água da chuva deve ser coletada diretamente caída do céu, e não escorrida das calhas. Vocês mesmos podem fazer um coletor com garrafa pet, fazendo um funil que dê para o gargalo de outra garrafa. A garrafa deve estar limpa, não deixe resquícios de refrigerante ou vai poluir a sua água. Se você viver em uma cidade onde o ar não é tão poluído, a água coletada pode ser usada nos rituais, e até consumida, pois é uma água natural e não possui os tratamentos químicos dados nas companhias de água e saneamento.

Tomar um banho de chuva. No verão, é muito bom tomar um banho de chuva refrescante. As chuvas no verão geralmente são passageiras e como é um período de muito calor, é muito gostoso aproveitar. Também podem caminhar nas poças depois da chuva, o que constitui uma atividade muito divertida.

Fazer um barquinho de papel. Ensine-o (a) a fazer um barquinho de papel e deixe-o (a) colocar o barquinho na água que corre na beira da calçada (desde que não seja suja). Com um pauzinho, a criança pode ajudar o barquinho a não encalhar.

Abençoar a água que vai beber. Ensine a criança a abençoar a água que vai beber. Crie um versinho simples e rimado para que a criança possa ela mesma abençoar a água. Eu abençôo esta água cristalina. Que purifica e a sede elimina!

TERRA

Façam juntos (as) castelos de areia. Fazer castelinhos na beira da praia é uma atividade ótima para o verão. Além de despertar a criatividade na invenção de formas, também o contato com a Terra ajuda na liberação das energias negativas. Aliás, ir à praia no verão é tudo de bom! Na verdade entramos em contato com os quatro elementos: Água, no mar; Terra, na areia e no sal do mar; Fogo, no sol que queima violentamente no verão; e Ar, com a deliciosa brisa da praia. Não esqueça do protetor!

Brinquem com argila. Até poderia ser massinha de modelar, mas a argila é uma coisa bem mais primitiva e talvez por isto mais interessante. A argila nos põe em contato com a Terra e por isto é revigorante e uma bela terapia. Vocês podem fazer imagens de animais, deuses, potes, pratos. Não tente queimá-los em seu forno, pois os fornos de cerâmica são especiais para isto e chegam a uma temperatura de 1.000° C num processo que dura em torno de 7 horas, portanto os fornos de nossos fogões não são para esta tarefa.

A dica para que as peças não rachem é amassar bem a argila antes de começar a trabalhar com ela, para que as bolhas de ar desmanchem. O motivo pelo qual a maioria das peças racham, é que a secagem da argila se dá através da evaporação, então as bolhas de ar internas, fazem com que a peça rache, para que elas possam sair.

Faça peças pequenas, pois peças grandes exigem uma técnica de corte (com linha de nylon), ocagem (elas não podem ser maciças se forem grandes para não racharem) e depois “costura” da peça (não é costura com linha). A costura é uma técnica usada para grudar as duas partes da peça separadas para ocá-la e é feita com ferramentas específicas.

Ensine sobre coleta seletiva. Na idade escolar, é possível ensinar para a criança, o que é um lixo seco e o que é um lixo orgânico. O ideal é que se tenha dois lixos em casa, um para cada coisa. Na minha cidade não existe coleta seletiva, mas, mesmo assim é importante separar. Onde nós moramos, existem os papeleiros, que são pessoas que passam nas lixeiras recolhendo o que é reciclável para poder vender depois. Se o lixo estiver devidamente separado, eles não precisarão abrir os sacos e não ficará sujeira espalhada por sua rua.

Eles pegarão as garrafas pet, os papéis e latas de alumínio, e não vão mexer nos outros que contém restos de comida e outras coisas. Tente fechar bem, e colocar em local adequado, para que os animais não peguem. Além de eles espalharem a sujeira, podem ingerir coisas estragadas e objetos cortantes.

Caminhem juntos (as) com os pés no chão. Nós, que moramos na praia, temos o privilégio de poder caminhar na beira do mar de pés descalços. Mas se vocês não moram na praia, podem caminhar descalços num gramado, por exemplo. Isto nos põe conectados diretamente ao elemento Terra e alivia as tensões do dia-a-dia. Os adolescentes são muito suscetíveis a tensões, ansiedade e stress.

Devido à mudança hormonal, geralmente fazem “tempestade com um copo de água”, como se diz. Ensine-o (a) a relaxar e a conectar-se com a Mãe Terra.

Façam um canteiro de ervas. Fazer um canteiro com ervas é uma atividade ótima para que sejam ensinados os valores benéficos e mágicos de cada planta. Se você já tiver um canteiro de ervas, talvez precise transplantá-las, ou mesmo colher para deixá-las secar. Para essas atividades, não hesite em convidar seu (sua) filho (a) para participar. Mostre suas formas, texturas, aromas, diga a ele (a) para que serve. Você pode ensinar-lhe uma erva por dia ou por semana. O importante é o contato com as ervas.

FOGO

Ensine-lhe a respeitar o fogo. O fogo é um elemento vivo de força purificadora, que aquece, traz luz e calor, porém pode também destruir. O fogo não deve ser manuseado por crianças. Para segurança das crianças durante os rituais, deve ser-lhes ensinado desde cedo a respeitar o fogo e manterem-se afastados.

Reúnam-se em frente à lareira. Os Antigos reuniam-se em torno da fogueira para contar estórias, dividir as suas crenças e para cantar. Hoje em dia temos o conforto de estarmos dentro de nossas casas e podermos desfrutar da lareira.

Diz Grimassi (2003),

Lareira é um símbolo do ventre e também um símbolo do clã. A lareira era o ponto focal da vida Pagã. A comida era preparada na lareira, a família passava um tempo diante dela, e em muitas culturas antigas os santuários ancestrais eram colocados sobre as lareiras.

Dizia-se que os espíritos como os Lares ou Lasa encontravam-se na lareira. A Deusa Romana Vesta era uma divindade associada com a lareira e o lar, por isso ela era o símbolo da própria divindade dentro da chama viva. Na arcaica religião romana, a esposa do lar possuía o “espírito de Juno”, uma ligação ancestral que a unia com esta e outras forças Divinas. Entre os gregos a deusa da lareira e do lar chamava-se Héstia.

Manter a chama da lareira acesa, era papel da mulher, pois a lareira era o centro da casa e o local onde o alimento era preparado e a água aquecida. Na minha casa não temos lareira, mas como no sul faz muito frio no inverno, temos fogão à lenha, que também serve.

Fazer um desejo e assoprar uma vela. Este é um hábito comum nas festas de aniversário. Creio que despensa maiores comentários.

AR

Façam bolhas de sabão. Fazer bolhas de sabão é muito divertido!
Entramos em contato com o elemento Ar, pois as bolhas saem voando e podemos observar os caminhos do vento. Você pode também sugerir que a criança imagine que está soprando todos os seus medos, ou algum medo específico para dentro das bolhas, e assim elas levam embora este “companheiro” indesejável.

Pendurem fitas numa árvore. Pendurar fitas coloridas numa árvore também é uma forma de entrar em contato com o elemento Ar. Mas ao contrário das bolhas que levam o medo embora, as fitas podem levar pelo vento os pedidos de paz, saúde, prosperidade, amor, dependendo da cor da fita. Purifique e abençoe a fita com o pedido e depois amarrem-na juntos (as), e explique o desejo que aquela fita faz ao vento.

Rosa – amor

Amarela – prosperidade, abundância

Verde – cura, saúde

Branca – paz

Azul - harmonia

Vermelha - paixão

Façam um cata-vento. Fazer um cata-vento é uma atividade que também nos põe em contato com o elemento Ar. Você precisa de um quadrado de um papel bem resistente, e cortá-lo nas quatro pontas em diagonal deixando um centímetro antes de chegar no meio.

Depois de cortar, pegue uma das pontas de cada parte (sempre a ponta do mesmo lado) e puxe para o meio, sem dobrar o papel. Você pode fixar com um percevejo na ponta de um lápis que tenha borracha. Está pronto seu cata-vento.

Soltem pipa. Soltar pipa é uma atividade muito divertida em que podemos claramente observar o movimento do Ar através dos movimentos da pipa e do seu rabo. É necessário apenas muito cuidado com o local onde vão empinar a pipa, por causa dos fios elétricos.

Bom divertimento!

http://tsaraciganopablo.blogspot.com/2009/06/brincando-com-os-eleme...

sábado, 14 de maio de 2011

CRIANÇA LUTA CONTRA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Rapaz de 13 anos é o responsável por uma iniciativa juvenil mundial de combate às Alterações Climáticas
Filipa Alves (29-04-11)

Felix Finkbeiner iniciou o Movimento “Plant for the Planet” há quatro anos com o objectivo de plantar 1 milhão de árvores no seu país natal, a Alemanha, como forma de contrariar as Alterações Climáticas. A iniciativa expandiu-se, estando actualmente activa em 131 países.

Uma criança alemã está na origem de um iniciativa civil juvenil de luta contra as Alterações Climáticas que começou no seu país natal, a Alemanha, e que tem hoje uma dimensão mundial.

O movimento “Plante pelo Planeta” - “Plant for the Planet” - foi criado há quatro anos com o objetivo de conseguir a plantação um milhão de árvores como forma de lutar contra as alterações Climáticas naquele país europeu. A idéia surgiu no seguimento de um trabalho escolar que consistia em dar uma palestra.

Inspirado pelo que leu na internet sobe a iniciativa de Wangari Maathai, responsável pelo aparecimento do Green Belt Movement que teve como objectivo o combate à erosão do solo e o encorajamento da emancipação social feminina no Quénia, Félix preparou um discurso sobre como as crianças devem contribuir para a luta contra as Alterações Climáticas, e como isto é possível através da plantação de árvores.

Félix defende “ Nós as crianças compreendemos que não podemos confiar apenas nos adultos para salvar o nosso futuro. Temos nós de tomar as rédeas do nosso futuro”. E o jovem acrescenta “Para a maioria dos adultos o futuro parecem ser os próximos 20, 30 ou mesmo 40 anos. Mas para nós, as crianças, 2100 pode ainda fazer parte da nossa vida. Para os adultos a subida de 3cm dos níveis do mar é uma questão académica. Mas para nós, as crianças, é uma questão de sobrevivência”.

O seu discurso foi de tal modo convincente que o jovem ativista foi convidado a proferi-lo para audiências cada vez mais influentes, tendo conseguido que lhe fossem atribuídas doações no valor de 11 000 euros no encontro anual de vendedores de automóveis Toyota.

O movimento tornou-se rapidamente um iniciativa à escala nacional, impelido pela fluência de Félix que o levou à Conferência das Crianças da ONU de 2008, onde foi eleito para a direção da direção juvenil do Programa de Ambiente das Nações Unidas (UNEP), ao Parlamento Europeu, à Conferência da UNEP na Coreia e ainda à Conferência do Clima de Cancún.

O convite dirigido por Félix à comunidade internacional para que se juntasse a ele foi amplamente aceito e o Movimento “Plant for the Planet” está hoje presente em 131 países, tendo na Alemanha atingido já o objectivo da plantação de 1 milhão de árvores.

Por outro lado, o empreendedorismo ambiental de Felix fez com que fosse considerado por um jornal um dos activistas ambientais mais importantes, ao nível de Brad Pitt e do Príncipe de Gales.

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=34834&bl=1

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Educar as crianças para um mundo melhor!

Educar as crianças para um mundo melhor!

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

(recebi esta mensagem da Adriane Krummen que faz parte do Portal e como faz todo o sentido repasso e acrescento).

Como educar as crianças contra o esbanjamento

Hoje em dia aquilo que tem menos interesse é o que se compra. O importante é comprar e quanto mais melhor.

Um tema interessante para ser abordado pelas escolas é a «educação do consumidor», que se deve iniciar na etapa infantil e continuar até ao final do Secundário. O seu objectivo é dotar as crianças com os recursos que lhes permitam viver nesta sociedade de consumo como pessoas conscientes, críticas e responsáveis. Não nos esqueçamos que a melhor via para o consumismo é a ignorância, e é por isso que as crianças desde pequenas devem ser educadas convenientemente de modo a que de futuro se possam defender contra a praga do consumismo e para além de tudo defender o seu maior bem, que é a natureza.

Na Educação Infantil, dada a idade dos alunos (entre os 0 e os 6 anos), estas actuações escolares para além de serem extremamente importantes para a criança devem também ser dirigidas aos pais para dotá-los dos conhecimentos necessários e sensibilizá-los para o tema, de forma a que invistam na educação dos seus filhos. A escola deve pôr em andamento estratégias tanto para usar na aula como para utilizar em família, tais como: oficinas para trabalhar material reciclado, onde existam materiais que parecem não ter utilidade (caixas, tecidos usados, cordas, botões, etc.) mas com que se podem construir brinquedos divertidos e que despertam a imaginação da criança, para além de ser aproveitado material que só iria contribuir para poluir um pouco mais o nosso ambiente; a existência de um Hospital para brinquedos também é muito importante, pois seria um espaço onde as crianças aprendem que nem tudo o que se quebra deve ser atirado fora e comprar outra coisa para substituição. Tratar com fita gomada as folhas dos livros que se rasgam, ou colar as rodas do camião pode ser muito interessante. Não devemos promover-lhes a filosofia do usar e deitar fora, pois existem bens que são duráveis e que se se estragarem, consertam-se e ficam novamente bons para usar. Mas também devemos ensiná-los a cuidar e dar valor as suas coisas.

Com a ajuda dos Educadores e professores, as crianças podem construir muitos produtos que já não serão necessários comprar; como cartões de natal ou de aniversário, colares, quadros, etc.

As crianças necessitam que lhes façam tomar consciência do consumo, o que pode ser incluído em temas dados nas aulas, onde se podem incluir aspectos de educação face ao consumo. Assim, por exemplo, quando tratarem o tema da água, além de ensinar-lhes as suas propriedades, de onde vem ou para que serve, será preciso também informá-los de que a água é um bem essencial para a vida e que não se pode esbanjar. Mas não é só nas aulas que o Educador pode sensibilizar as crianças para tal. O Educador pode aproveitar as saídas extra-escolares, pois mediante visitas a fábricas ou a centros comerciais, aprenderão que as coisas valem dinheiro, que há algumas mais caras do que outras e que nem sempre o que é mais caro é o melhor.

Para além de todo o esforço e dedicação do Educador deve haver também uma colaboração dos pais, pois é importante que estes saibam que tipo de jogos são adequados para cada idade, que escolham com critério, que digam não ao excesso e aos brinquedos muito sofisticados, que não ofereçam tudo o que está na moda nem cedam a pedidos como «Eu quero porque a Marta também tem».

As crianças devem ser educadas para que ofereçam ao futuro um Mundo melhor, onde o consumismo e o esbanjamento seja mínimo e onde se dê mais valor e se aprenda a aproveitar as pequenas coisas que a natureza e a vida nos oferece.

http://www.angelfire.com/80s/traquinas/Links/comoeducar.htm
 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Eduque Seus Filhos Para Amar E Respeitar

São nossas sensações corporais que inauguraram o aprendizado afetivo e relacional.

O modo como o adulto se relaciona é uma reprodução daquilo que experimentou na infância, pois quando brincava, intuitivamente, percebia o quanto era aceito pelos outros.

Ninguém Me Ama, Ninguém Me Quer

É importante brincar com os filhos, pois é muito prazeroso para a criança perceber que é aceita por alguém superior.

Lembre-se, do ponto de vista dela, os adultos são seres muito mais fortes e melhores preparados para enfrentar os problemas da vida.

Dessa forma, sentir-se aceito – sendo tão pequeno e “menos forte e esperto” que o papai e a mamãe – ajudará a consolidar a auto-imagem e fortalecer a autoconfiança das crianças e isso vai se refletir em sua capacidade de dar e receber afeto na vida adulta.

Brincar é coisa séria

É na liberdade da brincadeira que a criança desenvolve sua auto-regulação.


Brincando ela se dá conta das possibilidades e limites de seu corpo e aprende noções de cooperação, competição, solidariedade, negociação etc [1].

Por outro lado, quando as crianças percebem que não são vistas como seres completos, mas como um projeto do que podem vir a ser quando crescer, ou quando sentem que nelas são depositadas altas expectativas de um futuro brilhante – que nem sempre é o que desejam para si –, elas incorporam a noção de terem pouco ou nenhum valor por serem o que são, e crescem pensando que não merecem ser amadas, pois, afinal, se nem papai e mamãe as aceitam como são, quem aceitará?

Não se engane, as crianças percebem os desejos e expectativas dos pais, entretanto como elas não sabem lidar com a informação subliminar, acabam se moldando àquilo que se exige delas criando uma auto-imagem distorcida.

Essa auto-imagem servirá de base para o muito conhecido sentimento de rejeição e vai repercutir em sua relação de casal no futuro, pois quando adultas estarão sempre insatisfeitas reclamando que o outro não lhes dá o devido valor.

Ou então se submeterão a qualquer coisa para serem aceitas e amadas.

E nenhum afeto e atenção serão suficientes.

Talvez você já tenha se relacionado com alguém assim: quanto mais você dá mais ele reclama que lhe falta.

Aprenda observando

A melhor forma de ajudar as crianças a se tornarem adultos seguros e afetivos é respeitar cada fase da vida e propiciar condições para seu desenvolvimento relacional.

Vale lembrar que é esperado que ao ingressar na escola a criança já tenha adquirido:

Confiança – a sensação de que pode vencer obstáculos e que pode obter ajuda dos adultos.

Curiosidade­ – o prazer de descobrir e aprender.

Intencionalidade – a sensação de que é competente.

Autocontrole – a capacidade de coordenar as próprias ações.

Habilidade para relacionamento – a percepção que pode se entrosar, que compreende e é compreendida pelos outros.

Capacidade de comunicar desejo e disposição interna para verbalizar idéias, sentimentos e percepções

Cooperatividade – a capacidade de ser empática e harmonizar suas necessidades com as do grupo [2]

Aviso aos navegantes

Até 1 ano tudo é novidade. A criança explora o mundo com os olhos e também com a boca. Evite deixar o bebê preso no berço, crie um espaço seguro para ele explorar. Coloque um lençol no chão e afaste os objetos potencialmente perigosos (vidros, sacos plásticos, alimentos quentes, produtos de limpeza, objetos pontiagudos ou com diâmetro menor do que quatro centímetros). Bebês gostam de bolas; chocalhos; bichos de pelúcia e brinquedos de morder. Por isso é importante manter limpos os objetos a seu alcance.

De 1 a 2 anos: As crianças estão fascinadas com as possibilidades oferecidas por seus movimentos corporais e pelos cinco sentidos. Todos os dias elas aprendem coisas novas e na sua mente os objetos têm vida. Bonecos de plástico e brinquedos grandes de puxar; animais de pelúcia; jogos de encaixe, cores, texturas e sons fazem sucesso.

De 3 a 6 anos: Os contos de fada; as histórias de heróis e brincar de faz-de-conta são irresistíveis. Imitam os papéis adultos: fingem que falam ao telefone; preparam comida ou dirigem automóveis imaginários. O desenvolvimento motor é acelerado e atividades como correr, pular, dar cambalhotas e se pendurar na árvore são muito prazerosas.

De 6 a 10 anos: O raciocínio lógico já é bem desenvolvido e com ele vem o interesse por jogos que têm regras. Esportes coletivos, jogos de dominó, pega-varetas, cartas e tabuleiro podem divertir adultos e crianças. Invente jogos para suas crianças, é uma excelente atividade familiar.

Sueli Nascimento http://www.orgonoterapia.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de maio de 2011

SER GENTIL OU AGRADAR OS OUTROS?

Estava pensando sobre o que dizem que é ser gentil... E descobri que o que ensinam sobre gentileza é: Não desagrade o outro.

Uma vez me presentearem com uma fruta que não gosto, eu agradeci o presente e o gesto da pessoa, mas disse que não gostava daquela fruta e a pessoa de desconcertou, fui tachada de descortês, quando apenas gostaria que a pessoa me conhecesse melhor, para dar o presente certo na próxima vez. Eu desagradei tá certo, mas a pessoa me conheceria melhor!

Acho que confundimos gentileza com agradar, por uma outra ótica, eu estava sendo gentil ao informar ao outro dos meus gostos; e não deixei de apreciar o gesto, mas não comeria algo que não gosto só para agradar.

Penso que gentileza tem a ver com doçura e calor e não com mentiras. Posso ser muito calorosa ao dizer um não e frustrar alguém. Posso ser muito grosseira em deixar o outro se enganar sobre mim. Não somos tão frágeis que não agüentamos uma ou outra frustração. Não somos cristais que o vento quebra.

Gentileza definitivamente não deveria ser sinônimo de mentira, mas é, tanto que muitos desconfiam de elogios, achando que é só uma forma de ser “gentil”. Temos até uma frase para isso: “Não... É gentileza sua...” para dizer que aquilo não é verdade e sim que o outro está sendo bonzinho. Vamos acabar com isso! Vamos atrelar sinceridade à cortesia, vamos ser verdadeiramente gentis!!
 
Extraído de:http://portalarcoiris.ning.com/group/portalarcoiris/forum/topic/show?id=2899738%3ATopic%3A49436&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

domingo, 1 de maio de 2011

JEITO CERTO

Por Marcos Meier


Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo.

Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” … e outros elogios à capacidade de cada criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!” … e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”.

As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um.

É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado. Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”.

Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real. Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente. Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

*Marcos Meier é mestre em Educação, psicólogo, professor de Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em Jerusalém, Israel.

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